quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O Papa "sem terra" e a Sede Vacante




http://www.youtube.com/watch?v=FyjErsX-Zd8

O vídeo acima é bastante claro. O Papa saúda a Via Campesina que de fato é um grupo de forte presença revolucionária em seus quadros.
O MST, é claro, não podendo deixar passar a oportunidade, publica o vídeo e de maneira vigarista torce o sentido de cada sílaba para afirmar que o Santo Padre dá apoio à quaisquer de seus projetos revolucionários e anti-naturais. Até aí, nada de novo. Depois que Dostoievsky virou crítico do capitalismo na boca de Georg Lukacs, tudo é possível na possibilidade de interpretar algo à luz de interesses de classe ou possibilidades históricas de revoluções.

Também não é nada de novo que certos histéricos aproveitem a deixa, na mesma proporção mas em sentido oposto, para publicar o (demasiado esquecido, é verdade) decreto do Santo Oficio que excomunga qualquer católico por se associar à comunistas. Segue o decreto para consulta:

"Foi perguntado à Suprema Sagrada Congregação:
1. Se é permitido aderir ao partido comunista ou favorecê-lo de alguma maneira?
2. Se é lícito publicar, divulgar ou ler livros, revistas, jornais ou tratados que sustentam a doutrina e a ação dos comunista
s, ou escrever neles?
3. Se fiéis cristãos que consciente e livremente fizeram o que está em 1 e 2, podem ser admitidos aos sacramentos?
4. Se fiéis cristãos que professam a doutrina materialista e anticristã do comunismo, e sobretudo os que defendem ou propagam, incorrem pelo próprio facto, como apóstatas da fé católica, na excomunhão reservada de modo especial à Sé Apostólica?
Os Eminentíssimos e Reverendíssimos Padres, responsáveis pela protecção da fé e da moral, tiveram o voto dos Consultores, na reunião plenária de 28 de junho de 1949, e responderam decretando:
Quanto a 1.: Não; o comunismo é de facto materialista e anticristão; embora declarem às vezes em palavras que não atacam a religião, os comunistas demonstram de facto, quer pela doutrina, quer pelas acções, que são hostis a Deus, à verdadeira religião e à Igreja de Cristo.
Quanto a 2. Não, pois são proibidos pelo próprio direito (cf, CIC, cân. 1399);
Quanto a 3.: Não, segundo os princípios ordinários determinando a recusa dos sacramentos àquele que não tem a disposição requerida.
Quanto a 4.: Sim."
Fonte: Decretum, 1 de Julho de 1949, in Acta Apostolicae Sedis (AAS) 1949, p. 334 (em latim)
 
Esses católicos afirmam que o Papa lhes favorece ao saudá-los. E portanto, ipso facto, está excomungado e a Santa Sé está vacante. Oh Céus! 
Revejam o vídeo e tirem suas conclusões. Para mim a questão é clara. O Papa lhes exorta a fazer a coisa mais cristã que lhe poderia vir à mente: A relação entre o homem com a terra e seus semelhantes deve ser pautada pela caridade (Oh!). Convenhamos, é uma mera questão de fazer dois mais dois e uma comparação singela entre a noção cristã de caridade e a ações violentas e fraudulentas tomadas por Via Campesina, MST e tutti quanti para perceber que o Santo Padre lhes faz uma exortação (e uma reprovação).

"Relacionem-se com a terra de maneira caridosa"=Não transformem terras produtivas ou com potencial produtivo em favelas rurais.

"Relacionem-se com seus semelhantes de maneira caridosa"=Não invadam a propriedade alheia, lhes tirando o ganha pão e agredindo suas famílias.

Por aí vai. Já a questão da reforma agrária à luz da Doutrina Social da Igreja é tema complexo que prefiro tratar com bem mais calma do que um comentário as pressas como esse.

2 comentários:

  1. Magnífico! Aplausos!
    Que Deus proteja o amado Papa Francisco de tanta perseguição infame, e o Espírito Santo o guie e fale pela sua boca!
    Parabéns, Italo!
    Abraço,
    MG

    ResponderExcluir